Skip to content
17/08/2011 / Cela

Absurdo!

Já perdi a conta de quantas vezes falei bem e mostrei coisas que comprei na Zara. Sempre achei que era uma das poucas marcas que o valor compensava a qualidade sem nos ‘assaltar’. Hoje estou aqui para falar de uma decepção profunda. Meu namorado me mandou um link de uma reportagem e eu acho super digno dividir com vocês.

Roupas da Zara são fabricadas por escravos!

Por três vezes, equipes de fiscalização do governo federal flagraram trabalhadores estrangeiros submetidos a condições análogas à escravidão produzindo peças de roupa da badalada marca internacional Zara, do grupo espanhol Inditex.

Na mais recente operação que vasculhou subcontratadas de uma das principais “fornecedoras” da rede, 15 pessoas, incluindo uma adolescente de apenas 14 anos, foram libertadas de escravidão contemporânea de duas oficinas – uma localizada no Centro da capital paulista e outra na Zona Norte. Para sair da oficina que também era moradia, era preciso pedir autorização.

A investigação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP) – que culminou na inspeção realizada no final de junho – se iniciou a partir de uma outra fiscalização realizada em Americana (SP), no interior, ainda em maio. Na ocasião, 52 trabalhadores foram encontrados em condições degradantes; parte do grupo costurava calças da Zara. As informações puderam ser liberadas agora para não prejudicar os trabalhadores e o processo de fiscalização.

“Por se tratar de uma grande marca, que está no mundo todo, a ação se torna exemplar e educativa para todo o setor”, coloca Giuliana Cassiano Orlandi, auditora fiscal que participou de todas as etapas da fiscalização. A ação, complementa Giuliana, serve também para mostrar a proximidade da escravidão com pessoas comuns, por meio dos hábitos de consumo. “Mesmo um produto de qualidade, comprado no shopping center, pode ter sido feito por trabalhadores vítimas de trabalho escravo.”

O motivo de eu ter postado essa notícia é conscientização. Não sei quanto a vocês, mas não me sentiria nem um pouco feliz/digna comprando roupas em que crianças sofrem trabalho escravo para produzi-las. Sinto muito por elas e por todas aquelas pessoas que ainda compram sabendo disso. Sei que são poucas as marcas que não utilizam países pobres africanos ou subdesenvolvidos para a produção ser mais barata. Mas não podemos simplesmente assistir e não fazer nada.

Se quiserem ver fotos e ler a matéria completa:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/08/17/flagrantes-mostram-roupas-da-zara-sendo-fabricadas-por-escravos.jhtm

Cela.

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Guga Fernandes-Mídias Socias / ago 18 2011 11:25 AM

    Quem diria uma das marcas mais famosas envolvida nesse tipo de situação,é triste.
    Parabéns excelente blog
    Espero uma visita sua lá no meu.
    http://www.meuestilogugafernandes.com.br

  2. Ana / ago 19 2011 4:16 PM

    Fiquei chocada quando fiquei sabendo gatan! Também perdi as contas de quantas vezes falei bem da Zara no blog! Nunca imaginei que algo desse tipo estivesse por trás de todas as peças maravilhosas. Absurdo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: